Defesa Civil e Bombeiros ganham novas estruturas em PG

Equipamentos ficam no bairro Maracanâ e reforçam a segurança da Cidade

 

Para reforçar a segurança de Praia Grande foram entregues a nova sede da Coordenadoria de Defesa Civil e a reforma do posto do Corpo de Bombeiros no bairro Maracanã foram entregues na quinta-feira, dia 31, em solenidade que reuniu moradores, Ongs, autoridades do Executivo e Legislativo e representantes das Polícias Civil e Militar.

Um dos destaques da inauguração é a sala operacional da Defesa Civil, que possibilita o acompanhamento de ocorrências em tempo real de áreas consideradas suscetíveis a risco por meio dos monitores interligados ao sistema de videomonitoramento do Município.

A ideia é monitorar as praias, em períodos de ressaca das marés; os bairros, nos casos de grandes índices de chuva; e pontos próximos aos rios da Cidade, todos mapeados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Pelas ferramentas também será possível acompanhar ao vivo os pluviômetros automáticos instalados, que medem a quantidade de chuva que cai em Praia Grande. Além dessa tecnologia, o local tem uma sala voltada ao atendimento da população e almoxarifado. Antes a Defesa Civil funcionava na base da Guarda Civil Municipal (GCM), no Quietude.

Segundo o prefeito Alberto Mourão, a instalação da Defesa Civil anexa ao Corpo de Bombeiros otimizará os trabalhos dos dois órgãos. “A ideia é juntar ser-viços que tenham alguma relação e sempre buscamos essa integração. Além disso, sabíamos da necessidade de algumas reformas no posto do Corpo de Bombeiros e viabilizamos essas melhorias, que refletem no serviço para a população”, declarou.

O coordenador da Defesa Civil, Luciano Gomes Souza, acre-dita que as novas instalações possibilitarão um atendimento ainda mais preciso às eventuais ocorrências. “Praia Grande vem realizando um trabalho bastante efetivo, com o monitoramento de áreas e planejamento de ações e certamente, a nova base será um importante recurso para melhorar ainda mais esse trabalho.”

POSTO DOS BOMBEIROS - Na sede do Corpo de Bombeiros foi feita reforma dos telhados, pisos internos e externos e calçadas no entorno do prédio. Também foi realizada revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas.

Conforme o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, major Maurício Bilotti Machado Cunha, em breve, o posto receberá novos equipamentos adquiridos pela Prefeitura. “São os equipamentos de salvamento em altura e mergulho que estão em processo de aquisição e só temos a agradecer.”

Mourão lembrou de outros investimentos na área de Segurança Pública, como o novo Batalhão de Polícia Militar, construído na entrada da Cidade, que deve ser entregue até o final do ano; e a instalação da 3ª Companhia de Polícia Militar de Praia Grande, no Ocian, onde funciona o Batalhão. Adiantou ainda que 24 câmeras de monitoramento serão instaladas na orla, focalizando o mar, para auxiliar no trabalho de prevenção de afogamentos do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

04/11/2019
Foto: Divulgação PMPG / Fred Casagrande

 

 

Ecovias

ecovias