Rebeca Baschiera busca ouro no interestadual de judô

Mesmo com lesão no trapézio, judoca se mostrou forte, cumpriu sua meta e venceu o Paulista

Depois da sensação positiva de ter as metas cumpridas, a judoca Rebeca Camargo Baschiera está pronta para participar de mais um desafio: conquistar o ouro no 17º Meeting Interestadual Interclubes 2019, que acontece no ginásio Galeão, em Blumenau, Santa Catarina, de quinta-feira a domingo, de 31 de outubro a 3 de novembro.

A vaga na competição foi garantida após subir ao topo do pódio em uma sofrida vitória na final do Campeonato Paulista de Judô. A garota competirá pela sub-15, peso médio, faixa verde, de 53 a 58 kg.

PAULISTA – Lutando pelas mesmas categorias, Rebeca alcançou venceu o Paulista nos dias 5 e 6 de outubro, com o mesmo brilho nos olhos de quando ganhou a Copa São Paulo da modalidade em março. Estas eram suas duas grandes metas para este ano, que foram cumpridas antes mesmo de 2019 terminar.

O ouro do Paulista foi considerado um evento histórico em sua carreira por ter lesionado o trapézio (região da cervical) durante o treino, quatro dias antes da disputa. “Me lesionei na terça-feira e a luta era no sábado, cai de cabeça no chão e saí até de maca. Fui ao médico e fiz três dias de repouso mas tinha que perder um quilo e meio nesse tempo para participar. Foi desesperador”, relembra.

Como não podia fazer nenhuma atividade física nesse período precisou comer coisas leves e muita água para alcançar o peso exigido na categoria, e mesmo com orientações do fisioterapeuta de não competir para evitar falsas expectativas e o agravamento da lesão, Rebeca optou por ir à luta. “Cheguei a pensar que não iria. Tomei a decisão na sexta-feira e ela foi a importante da minha vida. Chorei muito porque esperei pela final o ano todo. Por um lado pensei que isso poderia me prejudicar no futuro, mas era algo realmente importante e a dor estava passando”, conta.

Ao todo foram cinco lutas, todas vencidas por ippon. Na terceira adversária, se lesionou de novo pois não estava 100% recuperada, mas conseguiu continuar. “Consegui a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista e isso para mim foi algo histórico já que geralmente ninguém consegue levar os dois. Estou muito feliz mesmo por ter esse mérito”, comemora Rebeca

SELETIVA – Antes de ir ao Meeting no final de semana, dias 26 e 27, Rebeca participou da Seletiva Nacional de Judô sub-18 em Canoas, no Rio Grande do Sul, que seleciona para o grupo que representa o País em competições nacionais e internacionais. Neste participou pela faixa verde, de 57 a 63 kg.

Rebeca treina com os senseis Alberto Bitencourt, Rodrigo Mattos, Danusa Shira, Daniel Marques e Felipe Oliveira e é atendida pelo fisioterapeuta André Luis Gabriel.

31/10/2019
Texto: Larissa França

Foto: Arquivo Pessoal

 

Ecovias

ecovias