Três em cada dez brasileiros ainda usam crediário, aponta SPC Brasil

Levantamento mostra que 30% recorreram à opção no último ano e principal motivo é por falta de dinheiro para o pagamento à vistaLATERAL Compras no Crediário

Embora venha perdendo força com a popularização de outras modalidades de crédito, o crediário ou o cartão de loja continua presente na vida do brasileiro de acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Segundo o levantamento, três em cada dez brasileiros (30%) fizeram uso de crediário no último ano, seja por carnê, boleto a prazo ou cartão para compras exclusivas em uma loja. Já 26% recorreram a essa modalidade todos os meses. Outros 31% a cada dois ou três meses e 31%, três vezes ou menos no ano.

Roupas, calçados e acessórios são os bens mais adquiridos no crediário. Em média, consumidores dividem as compras em seis parcelas. Entre os motivos que levaram os entrevistados a recorrerem ao crediário estão a falta de condições para pagar à vista em dinheiro (35%), por ver vantagem na pouca burocracia exigida pelos estabelecimentos (25%) e por ser uma estratégia para fazer mais compras (20%), opção que cresceu oito pontos percentuais em um ano.

A possibilidade de parcelar o valor foi a principal vantagem apontada por 30% dos usuários, enquanto 19% veem vantagem em fazer compras mesmo não tendo dinheiro e 15% em ter prazos maiores para pagamento das aquisições.

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, pagar no crediário permite que a pessoa adquira uma maior quantidade de itens e se comprometa com uma prestação mais acessível, dentro dos limites do orçamento mensal mas é preciso ter atenção. “O problema é que essa facilidade pode favorecer o consumo impulsivo e até mesmo o descontrole nas compras, então, é essencial refletir sobre a real necessidade de cada item e fazer as contas para saber se a par-cela, ainda que de valor baixo, não comprometerá o pagamento de outras despesas já assumidas a cada mês”, alertou.

Apesar das vantagens, todo cuidado é pouco. Cerca de 44% dos usuários de crediário já foram negativados por não cumprir com o pagamento das parcelas, número que representa diminuição de 15 pontos percentuais em relação ao ano passado. Outros 31% já conseguiram regularizar sua situação, mas 12% ainda estão com o nome sujo.

A pesquisa entrevistou 805 consumidores nas 27 capitais, sendo que continuaram a ser entrevistado aqueles que disseram ter utilizado crediário no último ano. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais, para uma margem de confiança de 95%.

12/08/2019

Foto: Divulgação

 

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