Documentário sobre a Paixão de Cristo de Praia Grande é lançado dia 11 de julho

Exibição será aberta ao público com entrada gratuita

A Encenação da Paixão de Cristo de Praia Grande acaba de ser eternizada por estudantes de cinema de uma universidade da região. O documentário Sob o Olhar Caiçara – Paixão de Cristo, O Musical mostra os bastidores do espetáculo que transformou o cenário cultural do Município, desde as audições, ensaios, preparações finais e a estreia, realizada em abril de 2019. A primeira exibição pública acontece na quinta-feira, dia 11, no Teatro Serafim Gonzalez, às 21h.

Durante quase três meses, a estudante do curso de cinema e audiovisual do Centro Universitário São Judas (Campus Unimonte), Fernanda Barreiro, acompanhou toda a rotina de atividades de produção da Encenação da Paixão de Cristo – O Musical.

Produzido pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande (Sectur), o espetáculo atrai centenas de pessoas que lotam o Teatro Serafim Gonzalez para acompanhar e se emocionar com a história de Jesus Cristo.

Fernanda conta como surgiu a ideia da produção do documentário. “Sou agente administrativa concursada e tive a sorte de trabalhar na divisão de Artes Visuais da Sectur. Em uma conversa com o secretário Dinho, percebemos que nós dois tínhamos o mesmo desejo: contar a história do espetáculo”.

Tomar a decisão de estar em uma empreitada como a produção de um documentário foi um grande desafio para Fernanda. “No início fiquei receosa, ainda estamos na faculdade, aprendendo as técnicas. Mas tive todo o apoio necessário para desenvolver o projeto, tanto do secretário quanto da Isabel e Alan, diretores da Paixão”.

A parceria dos alunos de cinema da Universidade São Judas foi vista com alegria pelo secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho. “Ficamos muito satisfeitos com essa produção porque reforça nosso trabalho de fomento cultural na Cidade. Ver o interesse desses jovens por um espetáculo que conta uma história de mais de dois mil anos atrás em formato musical é gratificante. Significa que estamos no caminho certo na evolução cultural de Praia Grande”.

Os primeiros ensaios, criações musicais e testes foram acompanhados de perto por Fernanda e seus colegas de projeto Cadu Souza, Jason Prado, Anne Villar, Lucas Berra, Helena Nogueira, Vinicius Dias e Sofia Durante . Quanto mais a estreia se aproximava, mais o ritmo das gravações aumentava. “O envolvimento da equipe foi total. Registramos todos os ensaios, queríamos passar o máximo de tempo com o elenco, sentir o clima dos bastidores, e na reta final, não poderia ser diferente. Ficamos todos ansiosos junto com a equipe da Paixão”, conta a estudante.

10/07/2019

Foto: Divulgação PMPG/Marcelo Guedes

 

 

Ecovias

ecovias