Santos FC completa 105 anos com títulos e nomes marcantes

Celebrando 105 anos de uma rica história na sexta-feira, dia 14, o Santos Futebol Clube tem muito a comemorar

Carolina Huerte

Celebrando 105 anos de uma rica história na sexta-feira, dia 14, o Santos Futebol Clube  tem muito a comemorar. Com títulos que dão inveja a qualquer time e revelando os maiores jogadores do Brasil, como por exemplo, Pelé, Neymar e Robinho, o alvinegro praiano ganha mais apaixonados do maior clube paulista da Baixada Santista a cada dia que passa.

O time do litoral foi fundado por iniciativa de três esportistas da Cidade, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior. Eles convidaram a todos os interessados para participar da reunião inaugural do novo clube, que aconteceu na tarde do domingo, dia 14 de abril de 1912. São considerados como sócios-fundadores todos os 39 participantes dessa reunião.

No dia da fundação, o nome da entidade foi sugerido por Edmundo Jorge de Araújo: Santos Foot-Ball Club e as cores dos uniformes da nova agremiação, que seria presidida no primeiro ano de existência por Sizino Patusca, eram o azul e o branco, com fios dourados entre elas.

As primeiras conquistas importantes na história do time começaram em 1913 com a conquista do campeonato santista, repetindo o feito em 1915, jogando como o apelido de “União Futebol Clube” por imposição da diretoria da Associação Paulista de Esportes Atléticos. O primeiro Campeonato Paulista vencido pelo Clube é o do ano de 1935. A equipe volta a ganhar os certames paulistas em 1955 e 1956 e novamente no ano de 1958, quando então já tinha em suas fileiras um garoto apelidado de Pelé.

Na chamada “Década de Ouro”, nos anos de 1960, o time ganhou o mundo com conquistas constantes, não só no futebol brasileiro como também no planeta. A coroação maior desse time ícone da cidade de Santos aconteceu no ano de 1962, quando o Alvinegro venceu todos os seus concorrentes e sagrou-se Bicampeão Mundial. A FIFA outorgou ao clube o título de “O melhor time do século nas Américas”.

Nos dias atuais o Santos Futebol Clube é considerado como o legítimo Octocampeão Brasileiro por suas conquistas nacionais nos anos de 1961 a 1965, 1968, 2002 e 2004. Nos campeonatos paulistas foram 22 conquistas, na Taça Libertadores da América foram três títulos e nos Mundiais Interclubes foram duas conquistas. Revelando jogadores como Araken Patusca, Antoninho, Pelé, Robinho, Paulo Henrique Ganso e Neymar o time continua sendo o orgulho de grande parte dos moradores de Santos.

 

Ecovias

ecovias