Câmaras retomam sessões após o recesso parlamentar de julho

Em Praia Grande, as sessões voltam a ser realizadas em novo dia e horáriono segundo semestre. A primeira ocorre nesta terça-feira, dia 1°, às 10 horas

As câmaras municipais da Região retomam as sessões ordinárias após o recesso parlamentar de julho. Com exceção da Câmara de Cubatão, onde não houve interrupção, as plenárias voltarão a ser realizadas nesta semana, com algumas novidades para o segundo semestre em algumas cidades.

Em Praia Grande, por exemplo, a primeira sessão após o recesso parlamentar ocorre nesta terça-feira, dia 1°, às 10 horas. Será a primeira sessão em novo dia e horário — antes as plenárias eram realizadas às quartas-feiras, às 18 horas. A alteração foi aprovada no final de junho, por meio do Projeto de Resolução 03/17, de autoria do vereador Marcelino Santos Gomes (PMDB), que justificou a medida. “A mudança favorece a economia e facilita o trabalho do servidor. Não impede a participação popular, já que as plenárias são transmitidas em tempo real pela internet”, ressaltou, lembrando que o Legislativo possui canal no YouTube.

Em São Vicente também houve mudança. O retorno do recesso será na quinta-feira, dia 3, porém em novo horário, às 15 horas, e não mais às 18 horas. A alteração gerou polêmica e foi inclusive tema de abaixo-assinado, reivindicando o retorno imediato ao horário habitual.

Em Guarujá, as plenárias seguem às terças-feiras, às 15 horas, com retomada já neste dia 1°. A mudança foi em relação à composição do Legislativo, com o retorno do vereador Walter dos Santos, o Nego Walter (PSB), que ocupava o cargo de secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. O suplente Carlos Eduardo Vargas (PSB) se manteve na Casa, já que quem assumiu o cargo de Nego Walter foi o também vereador Pastor Sargento Marcos (PSB).

TUDO IGUAL – Nas outras Câmaras da Região, a volta do recesso segue igual. Santos é a única cidade em que há sessões duas vezes por semana, às segundas e quintas, às 18 horas. Portanto, a primeira sessão após o recesso ocorre na quinta-feira, dia 3, às 18 horas.

Em Bertioga, as sessões serão retomadas nesta terça-feira, 1°, às 18 horas e em Peruíbe na quarta-feira, dia 2, às 17 horas. Na outra semana voltam as plenárias em Mongaguá, segunda-feira, dia 7, às 19 horas e em Itanhaém, também na segunda-feira, dia 7, às 18 horas.

SEM RECESSO – Desde 2013, o recesso parlamentar de julho foi extinto em Cubatão. A ideia é dar mais agilidade ao trabalho da Câmara, sem a necessidade de sessões extraordinárias. As plenárias ocorrem todas às terças-feiras, a partir das 16 horas, com exceção da última do mês, que começa às 18 horas.

Christiane Disconsi

 

 

Ecovias

ecovias