Sessões da Câmara de Praia Grande serão realizadas às terças-feiras de manhã

As sessões da Câmara Municipal de Praia Grande terão novo dia semanal e horário a partir de agosto, quando forem retomadas as atividades após o recesso parlamentar de julho. Isto porque durante a última sessão ordinária antes deste período, realizada excepcionalmente na manhã da terça-feira, dia 27, o Legislativo aprovou o Projeto de Resolução 03/17, que altera de quarta-feira, às 18 horas, para terça-feira, às 10 horas, a data das plenárias praia-grandenses.

O projeto é de autoria do vereador Marcelino Santos Gomes (PMDB) que justificou a alteração. “A mudança favorece a economia e facilita o trabalho do servidor público. Não impede a participação popular, já que as plenárias são transmitidas em tempo real pela internet”, ressaltou o parlament

ar, lembrando que o Legislativo possui canal na rede social YouTube.

A propositura recebeu dois votos contrários, dos vereadores Alexandre Correa Comin (PTB) e Janaina Ballaris (PT), que lamentou a alteração. “Sou contra porque acredito que precisa continuar sendo à noite, como aprovamos no início deste ano”, disse a vereadora, referindo-se à mudança confirmada em fevereiro deste ano, passando as plenárias de quintas-feiras às 10 horas, para quartas-feiras, às 18 horas.

TRADIÇÃO - Durante os últimos cinco anos, data e horário de sessões em Praia Grande já mudaram, pelo menos, cinco vezes. Antes de 2016, as sessões comumente eram realizadas às quartas-feiras, às 19 horas. A data era a mesma pela qual seguiu por muitos anos, porém o horário de início das plenárias antigamente era 20 horas. O começo foi antecipado por conta do aumento no número de parlamentares, que acabou gerando discussões mais extensas. Em 2013, o Legislativo também experimentou outra data para as plenárias: segunda-feira, às 19 horas, porém a medida durou apenas alguns meses e logo as sessões voltaram a ocorrer às quartas-feiras, como tradicionalmente. 

REGIMENTO – Além da alteração na data semanal das sessões da Casa, a Câmara aprovou outras duas significativas alterações no Regimento e Lei Orgânica. Os projetos de Resolução (02/17) e de Emenda à Lei Orgânica (04/17) de autoria do vereador Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSDB), permitem a reeleição dos componentes dos membros da Mesa Diretora, algo que até o momento não era admitido dentro da mesma legislatura. “A reeleição já acontece em vários outros cargos em todas as esferas do País”, justificou o autor da proposta.

 Atualmente compõem a Mesa Diretora os vereadores: Ednaldo Santos Passos, o Reco (SD), presidente; o vice-presidente, Hugulino Alves Ribeiro (PMDB); o primeiro secretário Paulo Emílio de Oliveira (PRB) e a segunda secretária Janaina Ballaris (PT). O mandato deles termina em 31 de dezembro de 2018.

 

Christiane Disconsi

 

Ecovias

ecovias